Tipos de hepatite: Cuide bem do seu fígado

Você sabe o que é e quais são os tipos de hepatite? Saiba mais com este artigo.

O que é hepatite?

A hepatite é uma doença ou inflamação do fígado com grande incidência na população. De cada 100 infectados, 20 não desenvolvem a doença.

Causada por vírus, álcool, medicamentos ou por doenças autoimunes. A hepatite viral está relacionada a grupos de vírus que acometem o fígado de forma aguda ou crônica. Dentre os mais comuns na população encontramos os tipos de hepatite A,B e C.

Cada um deles com sua abordagem distintas e formas de apresentação e crônificação. A hepatite é uma doença silenciosa pela ausência de nervos em seu órgão alvo(fígado). No entanto existem alguns sintomas aparentes, como:

  • Olhos amarelados
  • Urina escura
  • Dores nas articulações

Existem métodos de combate aos tipos de hepatite A e B por meio de vacinação preventiva. A vacinação é bastante eficaz, são doses diferentes e devem ser cumpridas. O tipo A são 2 doses com reforço,a B são 3 doses.

O tipo C a medicina ainda não conseguiu desenvolver uma vacina capaz de minimizar o seu desenvolvimento.

A forma mais branda da doença, a hepatite A, é uma doença benigna que raramente traz consequências sérias. Já os tipos de hepatite B e C são formas distintas com vírus diferentes que podem ter acometimentos leves, moderados e severos. Que podem levar a uma cirrose ou tumor no fígado.

Segundo os médicos do instituto de hematologia da UFRJ, pessoas que fizeram tatuagens, colocaram piercings, ou indivíduos que fizeram transfusão antes de 1993 tem que fazer o teste de hepatite regularmente.

Tipo A- Fecal oral (relacionado com a saliva, higiene pessoal,contato com fezes)

Tipo B- Fluídos orgânicos,relação sexual ou através da gestação ( a mãe pode transmitir ao feto)

Tipo C- Por compartilhamento de objetos perfuro cortantes e aparelho de barbear.

 

Escreva um comentário